top of page
  • Foto do escritorCophy

Enlouqueça seu algoritmo!

A gente sabe que grande parte da nossa fonte de inspiração para criar qualquer coisa vem justamente do nosso repertório, das nossas vivências e claro, do que escolhemos consumir. E quando falamos no consumo de conteúdo, os filmes, séries, podcasts, livros e artigos servem tanto para nos entreter como também para formar nosso senso crítico, trazer insights e quem sabe nos ajudar a melhorar como seres humanos.


Mas com a digitalização desses conteúdos começamos a viver em um mundo de algoritmos que acaba conduzindo nossas escolhas e dificultando esse processo de se deparar com ideias realmente novas pra gente e até mesmo conflitantes ou que a gente discorde.


Pois essa digitalização produziu um mundo de algoritmos que organizam músicas, séries e artigos em torno das nossas preferências. Fazendo com que ao mesmo tempo tenhamos a sensação de estar descobrindo algo novo mas dentro do que já conhecemos. A grande questão aqui é que ao invés de conectarem o mundo, essas tecnologias podem criar milhões de cultos cujas visões de mundo são coloridas por um interesse comercial em cercar as pessoas com ideias que espelham as ideias delas próprias, e o maior problema disso é que ficamos presos dentro das nossas bolhas, uns concordando com os outros que já pensam da mesma maneira, e assim temos perdido a capacidade de dialogar, argumentar e até conviver com ideias diferentes das nossas.


Uma reflexão sobre neofilia, neofobia e como tudo que escolhemos consumir está conectado com isso.


Ás vezes, deveria doer aprender sobre o mundo.

"Existe uma excitação advinda de ler um ensaio brilhante que prova um ponto com o qual o leitor já concorda ou em ouvir uma piada que resume a visão de mundo que já temos. Mas ao mesmo tempo que isso pode ser satisfatório, evita histórias e argumentos que possam ser contraditórios." Livro Hit Makers


O livro Hit Makers sugere que a gente faça uma lista de coisas e ideias que não gostamos ou não entendemos e a partir disso tentar ao menos de vez em quando buscar artigos e conteúdos sobre algum desses tópicos


Dicas práticas para tentar enlouquecer os seus algoritmos:

1) Faça uma lista com ideias que você não gosta ou não compreende.


2) Ao menos uma vez ao mês escolha um item dessa lista para pesquisar sobre.


3) Após assistir ou ler sobre, anote pontos que mudaram ou não na sua percepção sobre o assunto.


4) Faça sempre que sentir que sua bolha está fechada demais.




103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page